JOSÉ, O ESPOSO FIEL (Curso de Josefologia - Parte IV - Capítulo 55)

-->
-->

            Deus chama e o homem responde. O apóstolo Paulo interpreta esta obediência do homem como fé; de fato ele utiliza a expressão “obediência da fé” (Rm 1,5; 16,26). A constituição Dei Verbum, ensina: “A Deus que se revela é devida a obediência da fé com a qual o homem se abandona totalmente e deliberadamente em Deus, prestando-lhe o pleno obséquio do intelecto e da vontade e acolhendo voluntariamente a revelação feita por ele”. O documento do papa “Redemptoris Custos” referindo-se ao texto conciliar acima, considera a fé de José considerando-a como resposta à chamada divina “José fez como lhe havia ordenado o Anjo do Senhor e tomou consigo a sua esposa. Aquilo que ele fez é puríssima “obediência da fé”.

           Justamente nesta fiel execução da ordem divina se estabelece o contato entre a fé de José e aquela de Maria “pode-se dizer que aquilo que José fez o uniu de modo todo especial a fé de Maria: ele aceitou como verdade proveniente de Deus aquilo que ela já tinha aceitado na anunciação’. Se Isabel disse à Mãe do Redentor: “Bem-aventurada aquela que acreditou”, pode-se em certo sentido se referir esta bem-aventurança também a José, porque respondeu afirmativamente à Palavra de Deus, quando esta lhe foi transmitida naquele momento decisivo.

               A acolhida do mistério por parte de Maria “esposa de José” não podia ficar desligada, à acolhida de José, assim que, no início desta peregrinação da fé de Maria, a qual começou quando colocou-se em plena disponibilidade ao projeto de Deus dizendo: “Eis a serva do senhor”, se encontra portanto com a fé de José. José também começou a partir daí fazer a sua peregrinação na fé.

                São José como esposo de Maria, não é um estranho ao mistério que se concretiza com maternidade de sua esposa, pois “deste mistério divino José é, juntamente com Maria o primeiro depositário” e juntamente com ela e em relação a ela, “ele participa desta fase culminante da auto-revelação de Deus em Cristo. Tendo diante dos olhos os textos de Mateus e de Lucas, podemos dizer que José é o primeiro a “participar da fé da Mãe de Deus” e assim agindo sustentou a sua esposa na fé da divina anunciação.

Portanto, Maria não se encontrou sozinha na sua maternidade, mas teve ao seu lado, por disposições divina, o seu esposo e "“no decorrer de sua vida, que foi uma peregrinação na fé, José assim como Maria, permaneceu fiel até o fim ao chamado divino”.

Questões para o aprofundamento pessoal

1. Explique a expressão “obediência da fé em relação a José”.