O MATRIMÔNIO E VIRGINDADE (Curso de Josefologia - Parte IV - Capítulo 56)


O papa João Paulo II enfatiza a união de José com Maria dentro do mistério divino, José, diz o papa " participa desta fase culminante da auto-revelação de Deus em Cristo e participa desde o início ";ele foi o primeiro a participar da fé da Mãe de Deus. Portanto, São José não está simplesmente ao lado de Maria como um mudo testemunho do mistério, mas participa deste juntamente com ela e participa de uma forma efetiva. Esta sua participação e união passam através do seu matrimônio.
José e Maria viveram verdadeiramente o próprio matrimônio como puro dom esponsal e por isso são dignos de representarem o mistério da igreja. Justamente por isso o papa Leão XIII afirma na Encíclica Quamquam Pluries que " em José os cônjuges têm um perfeito exemplo de amor, de concórdia e de fidelidade conjugal; e os virgens um tipo e um defensor da integridade virginal ".
A Igreja apostólica honra São José com o título de "esposo de Maria"; e os evangelhos afirmam corretamente que José é esposo de Maria e Maria é esposa de José (Mt 1,18-25). Portanto, se é importante professar a concepção virginal de Jesus, não menos importante é defender o matrimônio de Maria com José, porque juridicamente é deste que depende a paternidade de José. Daqui se pode compreender por que as gerações presentes na genealogia foram orientadas segundo a genealogia de José.


Questões para o aprofundamento pessoal