CENTROS DE ESTUDOS E DE PUBLICAÇÕES JOSEFINAS (Curso de Josefologia - Parte III - Capítulo 51)


Existe no  mundo um amplo movimento de interesse religioso que tem a finalidade de aprofundar a teologia de São José, conhecida pelo  termo técnico de josefologia. Aliás,  o interesse pela teologia do Santo e  por sua divulgação começou a sistematizar-se no século passado através de  pequenos centros como o de Modena,  na Itália, que  já em 1863 publicava uma revista denominada o Devoto de São José. Mas a  primeira revista de  pesquisa sobre São José surgiu em 1947 em Valladolid,  na Espanha, com  o  nome de Estudos Josefinos,  por iniciativa do Pe. José Antônio Carrasco, dos Carmelitas descalços. Dessa iniciativa tão boa surgiria em 1953 a  "Sociedad Ibero-Americana de Josefologia", compreendendo a Espanha e Portugal e  os países americanos de língua espanhola e portuguesa, com sede em Valladolid. A Iniciativa do Pe. Carrasco foi tão válida que outras semelhantes foram tomadas em outros países. Assim, em abril de 1952 foi fundado junto ao oratório de São José em Montreal, no Canadá,  o "Centro de  Pesquisa e Documentação", que no ano seguinte começou a publicar os Cahiers de Joséphologie. Como fruto de tudo  isso, em  maio de 1962 o Pe. Roland Gauthier,  grande estudioso de São José, fundou a Société Nord-Américaine de Joséphologie.
      Outra iniciativa importante na  promoção da  teologia e do culto ao Santo Patriarca surgiu na Itália com  o  nome de Movimento Giuseppino, por iniciativa do Pe. Angelo Rainero. Tornou-se desde 1981, o organismo oficial da Congregação dos Oblatos de São José, fundada pelo  Bem-aventurado José Marello. Hoje possui uma publicação mensal com a revista Joseph, com sede  em Asti,  onde sob a direção de  um dos maiores conhecedores da  teologia Josefina, Pe. Tarcisio Stramare, funciona o "Meeting Point Redemptoris Custos", um centro de formação Josefina para sacerdotes, religiosos e  leigos.
Ainda na Europa, surgiu em 1969 o "Centro de Estudo sobre São José da Polônia", com sede em Kalish,  por iniciativa de João Zareba, bispo de Wladislávia.
Na  América Latina os missionários de São José no México, fundados por J.M. Vilaseca, fundaram o "Centro de Estudos sobre São José do México" em 1959, com sua sede na cidade do México que em 1983 passou a ser chamado "Centro de Documentação e de  estudos sobre São José do México". Ao mesmo tempo edita a  revista "El Propagador de la Devoción a Senõr San José.
Existe a "Sociedade Centro Americana de  Investigação e divulgação de São José", fundada em El Salvador no ano de 1985 com o periódico "El Divulgador Josefino".
Além destes Centros  de Estudos Josefinos que procuram  estudar, divulgar São José, existem mais de 8.000 volumes sobre São José publicados e coletados segundo o livro "Ensaios de bibliografias sobre São José" editado pelo Oratório São José de Montréal em 1968 de  autoria de Aimé Trottier. Soma-se a estes as milhares  revistas e outras publicações, tais como: Vita Geuseppina, Ite ad Joseph, Joseph, La Santa  Crociata, Cahiers de Josephologie, Estudos Josefinos, Vida Josefina, Sant Joseph Blatt, St Joseph Missionary Advocate, Annales de Saint-Joseph et de la Sainte Famile...
Por fim, já foram realizados vários Congressos e Semanas Josefinas e periodicamente são organizadas jornadas e semanas de estudos Josefinos em várias partes do mundo tais como Roma, Madri, Salamanca, Kalisz, Montréal, Cidade do México, etc.
Além do mais, um número  expressivo  de teólogos e  estudiosos sobre São José de várias partes do mundo reúnem-se há cada  quatro anos para, através de  conferências, partilhar as idéias e checar os resultados na teologia Josefina. Esta iniciativa  deu vida aos "Simpósios Internacionais sobre São José".
O Primeiro Simpósio aconteceu em Roma em 1970 por ocasião do Centenário da Proclamação de São José como Patrono da Igreja Universal (1870 - 1970).
Promovido pela Société  Nord Américaine de Joséphologia, pela Sociedad Ibero-Americana de Josefologia e pelos Centros de estudos de São José da  Itália, México e Bélgica. Este Simpósio contou com a presença de 43 Superiores Gerais de Congregações Religiosas sob a proteção de São José, assim como cardeais, bispos, provinciais e leigos.
Nele, as  atenções se voltaram para o estudo, análise e pesquisas sobre São José nos primeiros 15 séculos da Igreja, buscando assim a origem e os  princípios fundamentais da teologia e do culto de São José. A internacionalidade do Simpósio, assim como a variada presença dos representantes religiosos, diocesanos e leigos não deixou dúvidas de que o interesse por São José é universal. O clima vivenciado indicou o desejo da Igreja e de seus representantes de estudar o Patrono da Igreja de modo mais aprofundado.
O Simpósio durou uma semana com conferências e discussões de temas variados dentre os quais menciono alguns: São José na Sagrada Escritura  visto pelos vaticínios messiânicos, A historiedade dos dois primeiros capítulos de Mateus, A interpretação do termo " justo", A anunciação de José, seus sonhos , A figura de São José nas versões latinas dos apócrifos,  Origens da Iconografia Josefina, formulação de uma teologia Josefina atual  etc.
Todos os estudos apresentados neste Simpósio foram publicados em língua espanhola pelo "Centro Español de Investigaciones Josefinas"de Valladolid, pelo "Centre de Recherche et de  documentacion " de Montréal e pelo "Centro Studi San Giuseppe" de Roma, através de um volume entitulado "São José nos primeiros quinze séculos da Igreja".
O Segundo Simpósio Internacional sobre São José aconteceu em Toledo, Espanha no ano de 1976. Desta vez além dos organizadores do 1º Simpósio, concorreram também o "Centro de Estudos Josefinos" do México e o "Studiun  Jozefologii Kaliszu" da Polônia. A exemplo do anterior, também neste participaram estudiosos  de vários países. O tema  aprofundado  foi "São José no renascimento (1450- 1600)."Os estudos apresentados giraram em torno do desenvolvimento da devoção Josefina entre os anos 1450-1600, detendo-se particularmente nas fontes bíblicas e litúrgicas, assim como no exame do pensamento dos pregadores, escritores e dos artistas do  Renascimento.
O Terceiro Simpósio Internacional sobre São José foi realizado em Montréal, Canadá no ano de 1980 e teve a mesma concorrida participação dos estudiosos. Além dos Organizadores do 2º Simpósio, participou e dirigiu o evento o "Movimento Josefino de Roma "dos Oblatos de São José - Josefinos de Asti. O tema desenvolvido foi "São José no século XVII". Os temas  apresentados, cerca  de  50 conferências, foram de caráter bíblico , doutrinal, histórico, litúrgico, espiritual e  literário.
O Quarto Simpósio Internacional sobre  São José realizou-se em 1985 em Kalish, Polônia, onde encontra-se a sede do "Studium Josephologie". O tema foi "São José no Seiscentos". Entre os dias 23-28 de setembro foram apresentados 44 temas sob a  responsabilidade dos cinco Centros Organizadores. Os participantes eram provenientes de 13 nações:  Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, El Salvador, França, Guatemala, Itália, México, Polônia e Zaire. Os assuntos tratados foram desde aqueles Bíblicos, até à teologia Espiritual  litúrgica, homilética, devoções, literatura, confrarias,  Congregações Religiosas, Arte, poesia etc. Além dos intensos estudos, durante a semana aconteceram celebrações nas paróquias da cidade com pregações dos estudiosos. O encerramento do Simpósio no domingo 30 de setembro, reuniu cerca de 30 mil fiéis na grande praça da cidade com a celebração presidida pelo Cardeal de Cracóvia Francisco Macharski, participando 8 bispos e um  grande número de sacerdotes.
O Quinto Simpósio Internacional sobre São José foi celebrado entre os dias 17 - 24 de setembro de 1989 na cidade do México e o tema desenvolvido foi "São José no século XVIII. Os organismos propulsores deste Simpósio foram os mesmos já presentes nos anteriores mais a  "Sociedade Centro - Americana de Investigação e divulgação de São José de El Salvador". A inauguração o evento deu-se na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe com uma solene concelebração presidida pelo Arcebispo de Monterrey, Dom Adolfo Suárez Rivera.
Durante toda a semana foram apresentadas 50 conferências abrangendo diversos temas tais como: bíblico, teológico, histórico, literário, artístico e devocionais relacionados com São José no século XVIII.
O encerramento do Simpósio foi  na Catedral Metropolitana do México, onde o Arcebispo primaz do México, Cardeal Ernesto Corripio Ahumada, presidiu a concelebração com a presença de vários bispos e inúmeros sacerdotes, para um  grande número de fiéis que superlotou a catedral. Durante a Santa Missa foi renovada a Consagração da Diocese do México a São José.
O Sexto Simpósio Internacional sobre São José foi realizado em Roma nos dias 12 - 19 de setembro de 1993 com o tema  " São José no século XIX" tendo como promotores os Centros de estudos já mencionados mais a "Pia União do Trânsito de São José "da Itália, num total de 08 Centros  Promotores. Durante a semana foram apresentados 48 temas abordando assuntos bíblicos, teológicos, artísticos, históricos, devocionais, literários, etc.
A abertura do Simpósio deu-se no Santuário Romano de São José Al Trionfale, com a celebração eucarística presidida pelo Cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado e com a participação de alguns bispos e de aproximadamente 50 sacerdotes. Pela ocasião, o Papa João Paulo II enviou uma carta aos participantes salientando São José como  modelo de homem de fé, de  trabalho e  de esposo. Nesta, o Papa augurou que os  trabalhos do Simpósio contribuíssem para colocar sempre mais em luz a atualidade de São José para o mundo, de modo a relevar sobretudo aquela sua típica sobrenatural " contemplação" silenciosa e operosa.
Todos os temas e estudos de cada Simpósio foram publicados em grossos volumes sob a direção das revistas, Estudos Josefinos e Cahiers de Joséphologie.
O sétimo Simpósio Internacional foi realizado na Ilha Republicana de Malta no Mar Mediterrâneo e tratou o tema  "São José no século XX", no ano de 1997.
O oitavo Simpósio Internacional foi celebrado em El Salvador, na América Central no ano de 2001 e abordou temas teológicos e pastorais deduzidos da Exortação Apostólica “Redemptoris Custos” de João Paulo II.
Como percebemos, os  argumentos que abraçam variados setores  que tocam São José nos diversos aspectos, dão uma idéia da vastidão dos estudos e pesquisas já realizados ou ainda a serem realizados. Esta diversificada atenção para com a presença de São José ao longo dos séculos resulta numa preciosa coleção de material indispensável para uma teologia Josefina que pretende se apresentar como científica ao homem de hoje que é exigente e  pouco disposto a  aceitar aquilo que não é devidamente documentado.
A seriedade de todos estes estudos  é garantida pela competência destes estudiosos que afeiçoados por São José, se interessaram  diretamente de estudá-lo e de iluminá-lo com os raios benéficos da reflexão teológica, devocional, artística, espiritual, litúrgica, literária e poética que brilharam ao longo dos séculos.



Questões para o aprofundamento pessoal

1.    Indique o nome de três Centros Internacionais de Estudos Josefinos.
2.    Indique o lugar, o ano e o assunto de Josefologia estudado nos oito Simpósios Internacionais sobre São José.