OS PATRONATOS DE SÃO JOSÉ Curso de Josefologia - Parte III - Capítulo 49)


Entendemos, com tal nome, reunir todas aquelas categorias e instituições que se puseram sob o patrocínio de São José, particularmente as Ordens, as Congregações e os Institutos.
São Bernardino de Sena (+1444) num dos Capítulos Gerais da sua Ordem já tinha colocado todas as casas reformadas sob o patrocínio do nosso santo. À nova Província tinha dado, além disso,  um sinete apresentando José que segura o Menino Jesus nos braços, como resulta de documentos da época.
Do mesmo modo, depois da morte de Santa Tereza d’Ávila, o Capítulo Geral dos Carmelitas elegeu o Santo como Patrono da Ordem (1621), sendo imitado em 1632 pelos Agostinianos.
Mas são especialmente as Congregações masculinas e femininas nascidas com o nome de São José, as que mais reivindicam o seu Patrocínio.
Algumas delas já se extinguiram, por exemplo: os Missionários de são José, fundados em 1650 por José Cretenet em Lyon; e os Cavaleiros de São José, reorganizados na Toscana (Itália) em 1807, mas que provinham de uma Irmandade de São José existente em Florença desde 1514.
As Congregações e Sociedades masculinas atuais são as seguintes: sociedade de São José de Mill Hill para as missões estrangeiras (“Mill Hill Fathers”), fundada em 1866 pelo Card. H. Vaugham em Mill Hill (Inglaterra), perto de Londres, e aprovada em 1908; os Josefinos da Bélgica, fundados em 1817 em Gramont (Flandres) pelo Côn. Constant Van Grombrugghe e aprovados em 1930; os Missionários de São José do México, fundados em 1872 por José M. Vilaseca e aprovados em 1903; a Pia Sociedade Turinense de São José (Josefinos do Murialdo) e aprovada em 1904; a Congregação dos Oblatos de São José (Josefinos de Asti), fundada em Asti pelo Bem-aventurado José Marello em 1878 e aprovada em 1909; a Sociedade de São José do Sagrado Coração, fundada nos Estados Unidos da América (USA) pelos padres de Mill Hill em 1892 e aprovada em 1932...
Das Congregações femininas, pelo seu grande número, lembraremos somente o nome e a diocese onde reside o governo geral.
A Instituição mais antiga é das “Irmãs de São José”, fundada em 1650 Le Puy-em-Velay por José Maria Médaille e  H. Maupas. Depois da Revolução Francesa dividiram-se em Congregações independentes: Armecy, Buenos Aires, Chambéry, Clermond-Ferrand, Concórdia, Filadélfia, Gap, Gerona, Goulbourn, Lausing, Lyon, São João de Moriana, Tarbes, Turim, Toronto, Tréviri, Bordeaux, Moûtiers, Saint-Vallier, Saint Louis...
Outras Congregações, com o mesmo nome, mas sem ligação alguma com as supramencionadas, têm sede principal em: Aôsta, Cúneo, Pinerolo, Lusa, Cluny, Bourg, Alost, Tarnow, Saint-Hyacinthe, Sault-Sainte-Marie, Pembroke, Petergorought, Londres, Pittsburg, Rochester, Nazaré, Orange, Newark, Wichita, Búffalo, Maitland, Buenos Aires,... sob  o nome de “Filhas de São José” existem muitas Congregações, com sede em Veneza, Ribalta, Genoni, Santiago, Gerona...
Há, enfim, mais estes outros Institutos:
Filhas de São José Protetoras da Infância (Santiago); Irmãs Josefinas da Caridade (Vich); Irmãs Josefinas da Santíssima Trindade (Plasência); Pequenas Filhas de São José (Montreal e Verona); Pobres Irmãs Bonaerensese de São José (Buenos Aires); Irmãs de São José da Aparição (Marselha), Irmãs de São José (México); Irmãs de São José do Sagrado Coração (Sydney); Irmãs do Patrocínio de São José (Sabina e Pággio Mirteto); Irmãs Franciscanas de São José (Búffao); Servas de São José (Madri); Irmãs Hospitaleiras de São José (Montreal); Mães dos Abandonados e de São José da Montanha (Valência); Irmãs Carmelitas de São José (Autun); Irmãs Terciárias Carmelitas Terezianas de São José (Barcelona); Irmãs Franciscanas Missionárias de São José (Birmingham); Irmãs da Caridade de São José (Emmetsburg); Irmãs Agostinianas de São José, Religiosas de São José e Religiosas Carmelitas de São José (Bélgica); Irmãs Terciárias Franciscanas de São José (Fort Wayne-South Bend).
      Essa análise panorâmica nos permite verificar que, no século XVI, foi criado apenas um Instituto religioso "Josefino", na Europa. No século XVII surgiram 17 Institutos: 14 femininos e três masculinos. No século XVIII nasceu apenas um Instituto feminino na Europa. No século XIX apareceram 123 Institutos femininos e 15 masculinos. No século XX foram fundados 68 Institutos: 10 femininos e 28 masculinos. Concluímos que o século XIX foi o século do grande florescimento de Congregações e Institutos religiosos josefinos, e que o século XX foi aquele que teve mais Congregações religiosas Josefinas masculinas.



Questão para o aprofundamento pessoal

1.    Indique o nome de algumas Ordens, Congregações e Institutos que têm São José como Patrono.