SÃO JOSÉ, NAS DEVOÇÕES (Curso de Josefologia - Parte III - Capítulo 45)


a)    PIAS PRÁTICAS
Um capuchinho italiano, João de Fano (+1539) na sua “História de São José e de sua intercessão”, propôs a devoção das “Sete dores e alegrias de São José”, atribuindo sua autoria ao mesmo santo que, depois de ter salvado dois monges do naufrágio, teria-lhes pedido de rezar todo dia sete Pai Nosso e sete Ave - Maria em memória de suas dores e alegrias  em vida. A devoção  parece moldada sobre aquela correspondente de Nossa  Senhora das Dores, então muito popular. A pia prática, aprovada pelos Sumos Pontífices, é hoje muito difundida e sua formulação (clássica) atual é atribuída ao Ven. Genuaro Sarnelli (+1744).
O “Cíngulo de São José” é devido a uma religiosa agostiniana de Antuérpia, que em 1659 foi sarada de alguma doença pela imposição de um cordão benzido em honra do Santo.
Outras práticas mais comuns: O Culto perpétuo, do qual já tivemos ocasião de falar; “O Manto Santo de José”; o “Escapulário de São José; Os sete domingos de São José”;A  escravidão do glorioso coração de São José”... (Como se vê,  continua a preocupação de estabelecer devoções paralelas  àquelas Marianas bem conhecidas...).
Tempos particulares dedicados ao Santo: “O mês de março” e toda quarta-feira. Na Bélgica, durante o séc. XVII,  foram aprovadas as devoções das 07 ou 15 ou 19 quartas-feiras, que precedem a festa do Santo.

b)    RELÍQUIAS
Perúgia  (na Itália), desde 1477 gloria-se de  possuir a aliança nupcial de São José, provinda de Chiusi, onde por sua vez teria chegado de Jerusalém no séc. XI. Infelizmente, há pelo menos mais seis entre mosteiros e igrejas reclamando a mesma honra.
Notre-Dame de Paris afirma possuir as 2 alianças do noivado entre José e Maria.
Em 1254, um dos Cruzados trouxe para a França a  “cinta” de São José, que foi, porém destruída no incêndio da  Capela onde estava guardada, pelo ano de 1668. Parte da relíquia, todavia, tinha sido doada em 1649 à Igreja da  Ordem dos “Feuillants” em Paris e outra, em 1662, ao Bispo de Châlon para sua Catedral.
Aquisgrana possui faixas com as quais o Santo teria protegido as pernas ou, como outros pensam, protegido  o Menino Jesus.
Outras  Relíquias foram introduzidas nos séc. XIV e XV. A Igreja dos Carualdolenses em Florença (Santa Maria dos Anjos) guarda um bastão de São José, trazido de Constantinopla nos tempos do concílio Florentino. Fragmentos dele acham-se em Roma (nas Igrejas de Santa Cecília e Santa Anastácia), em Beauvais e Alhures...
As duas Igrejas romanas supramencionadas possuem também parte do manto ou da túnica, mas (como parece costume acontecer em tais casos) compartilham esta honra com duas Igrejas de Bolonha (São José do Mercado e São Domingos), com a Igreja dos Carmelitas Descalços de Antuérpia, e muitas outras mais...
Contrariando todas as tradições mais antigas, algumas Igrejas chegam a afirmar até mesmo de possuir relíquias ósseas.
Objetos vários, pertencidos ao Santo, são guardados em Roma (São Alécio; SS. João e Paulo), Orvieito, Fracati, Loreto e em muitos outros lugares.
Fragmentos do seu túmulo existem em Roma (S. Maria in Pórtico e S. Maria in Campitelli) e Alhures...
               


Questão para o aprofundamento pessoal

1.    Indique algumas Pias Práticas em honra a São José.