3. APRESENTAÇÃO PESSOAL

3. APRESENTAÇÃO PESSOAL 

“São José nos ensina o modo de cuidar dos nossos alunos, aliás, 
seja ele mesmo o seu Guarda” (São José Marello) 

Prezados amigos, 

Chamo-me José Antonio Bertolin, religioso e sacerdote, membro da Congregação dos Oblatos de São José, fundada em Asti-Itália por São José Marello em 1879. Nesta sou sacerdote há 25 anos, mas sinto-me parte dela desde 1963, quando ingressei no Seminário Menor de Ourinhos - SP. Nasci aos 12 de julho de 1949 em Ribeirão Claro- PR. Depois de alguns anos no Seminário de Ourinhos, passei a estudar o ginásio clássico no Colégio São José de Apucarana e em seguida colegial em Curitiba, onde também cursei a Filosofia. Ainda em Curitiba fiz meu ano de Noviciado em 1973. Em seguida fui enviado à Roma onde cursei a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ordenado sacerdote em novembro de 1976 fui designado imediatamente formador do Seminário Menor Pe. José Canale em Apucarana-Pr, cargo que exerci por 3 anos, sendo depois nomeado pároco da Igreja São José, hoje Santuário São José de Apucarana, onde desempenhei o cargo por outros 3 anos. 

Em fevereiro de 1983, assumi as funções de pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão em Curitiba por 11 anos, desempenhando paralelamente por dois triênios o cargo de vice- provincial em minha Província. Em 1994 fui nomeado Provincial, cargo que venho ocupando por três triênios consecutivos. Tenho procurado, dentro do espírito de minha Congregação, estudar a teologia Josefina e no decorrer deste tempo pude participar de 3 Simpósios Internacionais de Josefologia, um em Kalisch-Polônia, outro na cidade do México e por fim em Roma, onde também participei de um encontro 13 sobre a espiritualidade Josefina. A medida do possível tenho me dedicado a escrever algo sobre o nosso Santo Patriarca, tanto em nível interno em minha Congregação, como externo com dois pequenos livros: “São José, fiel vocacionado” (Edição Ave Maria) e “São José, imagem terrestre da bondade de Deus”, assim como duas “Novenas de São José” e uma síntese de Josefologia denominada “100 Questões de Josefologia”. Por fim, alguns escritos sobre a vida do Fundador de minha Congregação, São José Marello e algo sobre Jesus Cristo.

Pe. José Antonio Bertolin, OSJ